...com a leitura





  A história do caracol, escrita por André Teixeira e gravada por Joana Silva.


<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>Leitura de um excerto da obra "Bichos"de Miguel Torga<><>  QUEM É MIGUEL TORGA?
Miguel Torga nasceu em São Martinho de Anta a 12 de Agosto de 1907. Morreu em 17 de Janeiro de 1995. Foi um dos mais importantes poetas e escritores portugueses do século XX. Em 1934, aos 27 anos Adolfo Correia da Rocha cria o pseudónimo " Miguel " e " Torga". Miguel, em homenagem a dois grandes vultos da cultura ibérica: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Já Torga é uma planta brava da montanha, que deita raizes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule incrivelmente rectilíneo.
Miguel Torga escreveu poesias, prosas e peças de teatro. Ganhou muitos prémios. (Fonte: Wikipédia)
Joana Beatriz e Lara       
Livro "A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca"
Na sala de aula lemos o poema "Desliga a televisão! Liga a televisão!
E resolvemos por a nossa imaginação a funcionar... (vejam os resultado poeticos em Voki na página da poesia)
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>O que andamos a ler na sala de aula... por capítulos, claro.<>

Neste livro, o grupo ganhou um concurso de televisão; o prémio é uma viagem a Cabo Verde. Quando partem só pensam em divertir-se, mas a bordo do avião viaja um rapaz que parece assustadíssimo. E assim que aterram na ilha do Sal escreve com um fósforo na pele do próprio braço: SOS.

Para o grupo saber o que se passa e poderem ajudar, têm que iludir a vigilância dos brutamontes italianos que não arredam pé e andam com o rapaz de uma ilha para outra.

A certa altura saltam-lhes ao caminho pedaços de mapa, o mapa de um tesouro escondido muitos séculos antes pelos piratas que rondaram aquelas ilhas...


Sugestão da semana

O Elefante Cor-de-Rosa
Luísa Dacosta

Vou deixar-te na Terra, mas não entre os homens.
Descerás na imaginação de uma criança.
Assim não morrerás nunca e terás sempre companheiros.



A menina gotinha de água

Texto da prova de aferição de língua portuguesa 2012

E porque andamos a trabalhar na área de Estudo do Meio o ciclo da água, a professora leu-nos o livro "A Menina Gotinha de Água", de Papiano Carlos.


Depois vimos a história contada através de um filme na Internet.

Para ver filme, clicar aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário